O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), confirmou nesta sexta-feira (15) que o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) será o relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O comando da comissão ficará sob a responsabilidade do senador Omar Aziz (PSD-AM).
O anúncio foi feito por Motta em sua conta na rede social X.
A expectativa é de que a CPMI seja instalada já na próxima semana. Na quarta-feira (13), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), afirmou que a abertura ocorrerá “impreterivelmente”.
O colegiado terá como principal tarefa apurar o esquema de descontos irregulares aplicados em aposentadorias e pensões. A investigação foi proposta pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT) e contou com apoio expressivo: 223 deputados e 36 senadores assinaram o pedido.
A criação da CPMI já havia sido autorizada por Alcolumbre em junho, mas dependia da definição dos nomes que vão conduzir os trabalhos.

























